Manutenção do filtro de ar-condicionado
- Lutherm
- 3 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
Quem adquire um equipamento de ar-condicionado, sabe que umas das responsabilidades mais importantes é fazer a manuntenção adequada para garantir a qualidade do seu funcionamento.
Algo que parece tão simples, como a troca de filtros de ar, pode acarretar problemas muito maiores quando se deixa de fazer sua higienização.
Como o próprio nome já diz, é ele quem filtra as impurezas e outras particulas do ar para que não prejudique o motor do aparelho.
No entanto quando o filtro está sujo, o fluxo de ar é obstruido, levando a sobrecarga e falhas nos sistema de resfriamento. além de prejudicar a saúde.

Quais os problemas mais comuns que podem ocorrer se houver falta de manutenção:
⠀
1. Gasto excessivo de energia: O sistema fica sobrecarrgeado, elevando o consumo.
2. Taxa de resfriamento reduzida: A taxa de resfriamento começa a diminuir, já que o equipamento começa a perder a eficiencia devido a obstrução do fluxo de ar. ⠀
3. Falhas no sistema do aparelho: A sobrecarga e obstrução, podem acumular gelo ou superaquecimento da evaporadora, onde pode ocorrer as falhas ou até mesmo incêndios.
4. Aumento da incidência de problemas respiratórios: Com o acúmulo de poeira no filtro, a qualidade do ar começa a ficar comprometido, ploriferando fungos e outras impurezas prejudiciais a saúde.
Como fazer a limpeza correta do filtro de ar:
A limpeza é uma tarefa fácil de ser executada e pode ser feita pelo próprio usuário.
1. Primeiro certifique-se que o aparelho esteja desligado da tomada.
2. Desencaixe o filtro para higienização.
3. Recomendamos que a limpeza seja feita com um pano úmido e detergente neutro.
4. Também é possível lavar o filtro de ar em água corrente e sabão neutro, desde que a peça seja seca por completo antes de encaixa-la de volta no aparelho.
É importante ressaltar que o período recomendado para a limpeza do filtro, vai depender um pouco da frequência de uso, no entanto recomenda-se que seja feita a verificação mensalmente.
Já a troca do filtro deve ser feita na média de 3 a 6 meses.
Também é necessário que anualmente seja efeuada uma manutenção completa com um profissional especializado, para avaliar a qualidade de todos os componentes internos.
Efetuando o procedimento correto de manutenção, você garante um tempo de vida útil muito maior do seu equipamento, além de economia e saúde.
Aproveite para navegar entre os posts relacionado e aprenda mais sobre ar-condicionado.
Comentarios